O uso da tecnologia na Educação de Jovens e Adultos : Alguns impasse nesta trajetoria.

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O uso da tecnologia na Educação de Jovens e Adultos


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem enfrentando uma batalha antiga e incansável para continuar existindo, pois, muitas escolas estão sendo fechadas no turno noturno que atende a maioria deste público, porque há EJA pela tarde, porém são formados nas maiorias das vezes por jovens a partir de 15 anos que não tem a autorização dos pais para estudar a noite visto que muitos se preocupam com a violência/insegura que assombra as cidades /interior. Segundo FREIRE os educandos são na maioria trabalhadores, sujeitos oprimidos que buscam a escola na idade avançada para dar continuidade com a aprendizagem, umas das principais justificativa seja por causa da necessidade de sair da escola para trabalhar muitas das vezes em casa de família ou pedreiro, pois precisam ajudar no orçamento de casa.



Vídeo do Youtube link: https://www.youtube.com/watch?v=LxZmWBLn0Ck

O público da EJA tem cor, raça, classe social é direcionada ao único sujeito aquele que está na margem da pobreza e que vive em comunidade/favela, educandos que são marcados pela vida sofrida e muitas das vezes não têm oportunidade de conhecer o mundo virtual e nesta perspectiva que abordo o porquê a modalidade EJA não tem um direcionamento para aulas tecnológicas? Tento compreender o porquê em três escolas públicas municipais de Salvador há aulas de informática e sendo que as três tem EJA e este público não tem nenhum horário nesta sala que durante o dia funcionam perfeitamente. Nisso trago uma abordagem realizada na última segunda quando a docente Helena falou que os professores com mais de 15/20 anos tem pouquíssima conhecimento com o uso das tecnologias, pois tem uma aprendizagem defasada e aqueles com menos tempo tem mais facilidade de atender esta demanda e me venho a pensar que talvez esta seja uma justificativa, pois as professoras destas três escolas tinham entre 12 a 23 anos atuando na área e quando eu perguntava o porquê os jovens e adultos não usavam o laboratório as respostas foram quase iguaisEles (os educandos) não são ligados nesta febre da tecnologia, é algo passageiro, eu consigo viver sem estar incluída neste mundo virtual então eles não iram ter necessidade de aprender”. Pude compreender que um dos motivos é a falta de conhecimentos e até mesmo insegurança por parte dos professores.

Durante o diurno os educadores são novos na área entre 2 a 8 anos na escola e relatam a importância do educando ter esta vivencia de usar o computador e que este tipo de aprendizagem influencia no futuros das crianças pois saíram da escola sabendo a pegar num mouse, ter familiaridade com o Word e até mesmo coordenação motora. Acredito que há uma  necessário de investi na EJA onde os educadores possam aprimorar os conhecimentos, tento a oportunidade procurar mais aprendizado com o uso da tecnologia para dar a oportunidade a estes educandos de conhecer o mundo mais globalizado, pois muitos destes sujeitos não tem a oportunidade de acessar um computador com internet e o uso do celular muitas das vezes se limita em ligar ou mandar áudio via WhatsApp por não ter a facilidade de manusear um teclado como uma criança de cinco anos.

Comentários

  1. veja a importância da formação dos professores que estão há mais tempo nas escolas...

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